Notícias

Médicos e psicólogos do Detran discutem novas normas de avaliação

Em: 12/03/2008
Os Serviços Médico Pericial e de Avaliação Psicológica do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), realizam entre os dias 14 e 16 de março o Encontro Anual dos Profissionais de Saúde credenciados junto ao Detran.

O Objetivo é discutir as novas normas para avaliações física, mental e psicológica, estabelecidas pela resolução 267/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde o dia primeiro de fevereiro. Mato Grosso é o primeiro Estado a organizar um evento para discutir a resolução.

No exame de aptidão física e mental são exigidos procedimentos médicos como anamnese (entrevista médica para conhecer o paciente), exame físico geral, no qual o médico perito examinador deverá observar o tipo morfológico, comportamento e atitude, avaliação oftalmológica, avaliação otorrinolaringológica, cardiorespiratória e neurológica.

Já na avaliação psicológica as novas normas estabelecem avaliações como processamento de informação, tomada de decisão, comportamento, auto-avaliação do comportamento e traços de personalidade. Os médicos e os psicólogos querem que os procedimentos sejam padronizados em todo o Estado. %u201CAinda há muitas dúvidas, e o evento pretende sanar os questionamentos dos médicos e psicólogos%u201D diz o coordenador de exames do Detran, Cândido Rosa Júnior.

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), Flávio Adura e a psicóloga Márcia Oliveira, especialista em Trânsito, estarão presentes no evento, ministrando palestras para tirar as dúvidas dos profissionais.

A abertura do encontro está marcada para as 19h da sexta-feira (14), no auditório do Mato Grosso Palace Hotel, situado no centro da capital.

Mais informações pelos telefones: 3615 4675 Cândido Júnior, Kátia Regina e Napoleão Silva (9981 2517).


Fonte: Gazeta Digital