Notícias

Comando de voz para motoristas tetraplégicos será lançado na Reatech

Em: 15/04/2011
Na Reatech 2011 será lançada a maior inovação brasileira para dirigibilidade de pessoas tetraplégicas do mercado. A Cavenaghi traz uma solução, chamada de TDriveN2, que possibilita através de  comando de voz o acionamento automático de dispositivos como buzina, lanterna, setas limpadores e faróis. Além do comando de voz, o TDriveN2 apresenta um conjunto de soluções (frenagem, aceleração, direção e banco) que permitem ao motorista dirigir com total segurança e desenvoltura.

Isso possibilita que as pessoas com tetraplegia possam dirigir veículos com segurança e independência, pois ela permite que o motorista mantenha as mãos o tempo todo no volante para garantir as manobras mais seguras.

O TDriveN2 é considerado uma solução completa para pessoas com muitas restrições de movimentos, como é o caso dos tetraplégicos. Isto porque, além do comando de voz, ele apresenta um conjunto de tecnologias que incluem adaptações de volante, frenagem, aceleração e um banco móvel motorizado, que facilita a entrada e saída do motorista do interior do veículo. No TDriveN2, a ignição é feita por meio de um botão de partida e a empunhadura de 3 pontos, disposta no volante do veículo, auxilia no encaixe da mão do condutor à direção, que funciona com o mínimo esforço. O sistema de aceleração, representado por uma alavanca, está acoplado ao volante e o próprio peso da mão do condutor vence a gravidade para movimentá-la.