Notícias

BrainDriver - Dirigindo carro com o cérebro

Em: 24/02/2011

Será que no futuro nossos carros irão voar como no desenho dos Jetsons? Bem, se considerássemos os desenho clássico dos estúdios Hanna Barbera, nossos carros já teriam ganhado os céus há muito tempo, desde 2008, ano que Os Jetsons é ambientado. Mas tudo bem, pois apesar de ainda não temos "carros voadores populares", já temos a possibilidade de dirigir um carro usando apenas o nosso cérebro!


O Professor Raul Rojas da Universidade Freie de Berlin e sua equipe de pesquisadores desenvolveram um sistema chamado BrainDriver, que usa um sensor da Emotiv, criado originalmente para jogos. Usando a eletroencefalografia (EEG), o sensor faz uma leitura das ondas cerebrais do motorista e cria uma interface entre o homem e o carro.

Depois de algumas rodadas de “treinamento mental”, o motorista aprende a movimentar objetos apenas com o pensamento. Cada ação corresponde a um padrão diferente de atividade cerebral, e associado ao software EEG é possível executar os padrões de comandos específicos, como virar à esquerda, virar à direita e acelerar, que são transferidos para o sistema drive-by-wire do veículo (no caso um Volkswagen Passat Variant 3).


O vídeo abaixo mostra um motorista controlar o motor, freios e direção do carro com o pensamento. Como diz a narração, “não tente fazer isso em casa”! A equipe do projeto AutoNOMOS já tinha feito testes com um carro controlado por um iPhone, por um iPad e por um sistema de reconhecimento ocular, mas nada é tão impressionante quanto o BrainDriver.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iDV_62QoHjY



Fonte: Blog do Deficiente Físico